As obrigações de final de ano muitas vezes são um gasto extraordinário para quem não se prepara…
O que pode ocasionar:
– Atraso nos pagamentos, sujeitos a multa e até processos.
Um dos problemas que ocorre quando atrasamos pagamentos a fornecedores, além dos juros incorridos, está na perda de credibilidade junto a alguns fornecedores. Outro ponto que os atrasos podem transcorrem no reajuste dos preços, ou seja, incluído no preço o custo financeiro pelo não recebimento na data programada.
– Problemas no caixa;
Os problemas no caixa fazem com que você tenha que optar por qual conta pagar, deixando problemas para serem resolvidos futuramente, e no momento de acumular caixa, você pagará contas passadas.
– Ficar sem dinheiro para capital de giro;
Com a falta de capital de giro, você pode perder oportunidades de compra a um preço diferenciado, normalmente condicionadas a volume ou por não ter como pagar antecipadamente uma compra.
Esse e outros diversos problemas que devem ser evitados com planejamento e gestão de fluxo de caixa.
COPYRIGHT © 2021 E&F Consultoria