Que atire a primeira pedra o empreendedor que nunca pensou em desistir
Em 2020 tivemos no Brasil um número recorde de empresas registradas. O que de fato preocupa é que muitos empreendedores abrem uma empresa sem saber efetivamente qual é o custo das suas operações, e muitos não possuem o mínimo de preparo gerencial para administrar uma empresa.
Que empreender não é fácil todo mundo sabe, e se analisamos as estatísticas percebemos que o volume de empresas que são encerradas todos os anos e a expectativa de vida da maioria das empresas não chega a 5 anos.
Existem vários fatores que podem geram incomodo para os empreendedores:
- Gerenciar equipes: quando o negócio está no início das operações, geralmente não se tem uma equipe formada, consolidada, onde qualquer falta ou perca de um colaborador pode gerar desconforto na gestão, e isso em alguns casos requer remanejamento de pessoas para que a operação possa girar.
- Tomada de decisão: a tomada de decisão por vezes pode ser muito difícil, mais ainda quando não se possui as informações necessárias.
- Centralização da tomada de decisão: outro problema é que toda decisão passa pelo empreendedor, nesse caso o estresse pode ser alto devido a demanda de informações e problemas que chegam para uma única pessoa.
- Financeiro: Muitas vezes o negócio pode até ser lucrativo, mas o desencaixe financeiro gera problemas. O parcelamento de compras e vendas pode gerar um desfalque no caixa, ou seja, o pagamento ocorre antes do recebimento, e se a empresa não possui caixa precisa buscar esse recurso de outras maneiras. Como por exemplo: empréstimo bancário, antecipação de títulos.
- Investimentos: Necessidade de realizar um volume alto de investimentos na fase inicial da empresa, muitas vezes maior que a lucratividade da empresa naquele momento. Assim, até a lucratividade da empresa aparecer no fluxo de caixa, demanda de muito tempo.
Diante dos fatores elencados vários empreendedores pensam ou já pensaram em desistir não é mesmo? Mas com o foco necessário podemos seguir em frente! Conte para nós aqui nos comentários o que te motiva!
eefconsultoria
23 de novembro de 2021