Não adianta se vislumbrar com o volume de dinheiro que o seu negócio gera e encarar como se todo esse dinheiro fosse seu.
O dinheiro que o seu negócio gera é dele, e você deve receber somente uma parte disso e procurar reinvestir na própria empresa para que ele cresça e nunca pare de lhe entregar resultados.
Na maioria das empresas, principalmente as menores nos deparamos com uma situação, que consideramos um problema que é a falta de definição do valor do prolabore, ou seja, o empresário vai retirando o valor que precisa para viver e suas necessidades pessoais. Ali que mora um dos perigos, quando a empresa não tem muito recurso por vezes a retirada é menor do que o valor do prolabore, porém quando a empresa começa a ter uma certa rentabilidade, por vezes enxerga-se a possibilidade de realizar desejos pessoais, como: aquisições de bens, casas, carro, realizar a viagem dos sonhos e nesse momento muitas vezes são realizadas dívidas maiores que a capacidade da empresa.
Outra situação é a questão do pró-labore muito alto, deixando claro que a consultoria não entra na empresa para questionar o valor que o empresário julga ideal como pró-labore, porém devera ficar muito claro para o empreendedor quanto é preciso faturar para pagar o pró-labore. Desse modo deixo alguns questionamentos: Quanto a empresa precisa faturar para pagar seu pró-labore? A empresa fatura o montante necessário? A sua empresa possui capacidade para faturar esse montante? Pagando esse montante a empresa terá lucro? Respondendo essas questões você terá uma noção se não está mantando a galinha dos ovos de ouro. Cuidado para não realizar essas avaliações com base no seu fluxo de caixa, pois a empresa pode ter recurso financeiro e ter prejuízo como também ocorrer a situação inversa, não ter caixa e ter lucro. Outra possibilidade é ter um empreendedor com seu negócio consolidado e lucrativo, vislumbrar uma possibilidade de gerar outras formas de ganho e começar a tirar os recursos da empresa para consolidar o novo empreendimento. Quanto essa retirada não for planejada e organizada por vezes acaba descapitalizando a empresa consolidada e inviabilizando a empresa devido ao custo financeiro da retirada de recursos.
COPYRIGHT © 2021 E&F Consultoria