Muitos empresários acreditam que pagar muito imposto faz parte do negócio, mas muitas vezes esse pagamento pode estar alto por falta de uma boa gestão tributária. Analisar o perfil da empresa conhecendo as possibilidades tributárias pode fazer a empresa economizar e se tornar competitiva no mercado.
A falta de conhecimento em relação as opções tributárias têm influenciado no resultado de muitas empresas. Enquanto a empresa for muito pequena uma opção é o simples nacional, porém quando a empresa começa a crescer um pouco essa pode não ser a melhor opção tributária da empresa.
Quando falamos de opção tributária as empresas possuem 3 opções: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro real.
De modo geral o simples nacional pode faturar até 4.600.000, porém quando a empresa começa a faturar próximo desse valor, geralmente essa não é mais a melhor opção para a empresa. A alíquota do simples vai subindo conforme o faturamento, e a base para definir a alíquota do simples é com base nos últimos 12 faturamentos, então se a empresa faturar muito um mês, nos próximos 12 meses ele vai ficar na base para definir a sua alíquota.
O Lucro presumido é uma opção para empresa com lucratividade alta pois a definição dos impostos é com sobre a presunção do faturamento, onde as alíquotas variam de 1.6% a 32% dependendo do ramo de atuação. Sendo essa opção tributária não interessante para empresa com percentual de lucro pequena pois vai tributar sobre o faturamento, e caso a empresa apresente prejuízo igual irá pagar imposto de renda (IR) e contribuição social (CSLL).
Já no lucro real, as empresas têm o débito e crédito das operações, e o imposto de renda (IR) e contribuição social (CSLL) são pagos efetivamente sobre o lucro da empresa. Nessa opção tributária se a empresa possui prejuízo ela não paga o IR e CSLL, porém se a opção da empresa for o lucro real a empresa efetivamente precisa ter o controle de todas as operações.
Se sua empresa está pagando muito imposto é possível fazer um estudo para ver se ela está enquadrada na opção correta e qual seria a ideal para seu negócio.
COPYRIGHT © 2021 E&F Consultoria