Para os empresários que trabalham com planejamento e organização, o final de ano será mais tranquilo e controlado, mas para quem não tem esse hábito, a probabilidade de o final de ano ser bem agitado e problemático é grande. Não cometa esse erro, organize e planeje seu negócio.
Para quem não fez a programação e planejamento das despesas extras de final de ano, uma pela não provisão e reserva para realizar os pagamentos do 13° salário e férias, quando realizado férias coletivas, ou pela parada no faturamento da empresa, o final de ano pode causar muita dor de cabeça.
A falta de fluxo de caixa é apenas um dos problemas que as empresas podem enfrentar, que pode custar caro se a empresa não se preparar antecipadamente, muitas vezes a busca de recurso nesse momento pode impactar com juros altos. Já a empresa preparada para esse momento, se não tiver o recurso disponível, prevendo está situação pode buscar recursos mais baratos.
Outro problema que pode acontecer com a falta do planejamento é não provisionar esses custos na hora de formar o preço de venda do produto ou mercadoria, o que acontece em muitas empresas é a mesma apresentar resultado positivo até novembro e na hora que entra essas despesas essenciais a empresa apresenta resultado negativo, devido a não projeção desse custo no mês a mês, conforme deveria ocorrer.
A falta do planejamento básico, pode significar a continuidade ou não da sua empresa.
COPYRIGHT © 2021 E&F Consultoria