Esse é o momento de começar a organizar as obrigações do ano!

Pode até parecer um pouco cedo, mas o início do ano é o melhor momento para começar a colocar em prática as ações para evitar a correria durante o ano e principalmente no final dele.
Se sua empresa faz o planejamento estratégico, essas despesas já estão provisionadas no mês a mês, porém se sua empresa não está fazendo o planejamento é importante se preparar para as despesas pontuais que incorrem ao longo do ano.
Férias coletivas, 13º salário, IPVA, IPTU, Seguro de bens e veículos são exemplos de contas sazonais que exigem planejamento ao longo do ano. A falta desse planejamento pode acarretar apertos no fluxo de caixa da empresa.
A melhor forma de organizar o fluxo de caixa da empresa é fazer o levantamento das despesas conforme o mês que elas deverão ser pagas, ou seja, se preparar no mês a mês para as contas fixas sazonais, e caso a empresa esteja usando esse valor para outros investimentos deve estar ciente e buscar recursos de outras fontes para realizar o pagamento.
Projetar o valor mês a mês também é fundamental para não errar nos cálculos de ponto de equilíbrio e mentas mensais de venda. Para alinhar o planejamento das obrigações do ano e projetar o faturamento necessário para honrar as mesmas.

Dica: Se sua empresa é pequena, busque realizar um planejamento simples dos 12 meses com as informações de pagamentos que deverão ser realizados cada mês. Principalmente as contas destacadas acima, para não gastar o valor que sobra no mês em algo desnecessárias e no outro mês ter a surpresa de faltar recursos para pagar as despesas sazonais.

eefconsultoria
10 de janeiro de 2023

COPYRIGHT © 2021 E&F Consultoria

Fale conosco pelo whatsApp
Enviar via WhatsApp