Não basta vender mais, você precisa ter uma empresa organizada!
De modo geral se a empresa aumenta o volume de vendas, consequentemente teria um lucro maior. Porém precisamos estar atentos a alguns fatores:
- Preço do Produto: Se a precificação do seu produto foi realizada de forma equivocada e o produto não está deixando margem de contribuição (valor de venda – custo do produto, for negativo), quanto maior for o volume de vendas maior será o prejuízo no período.
- Redução do preço para aumento do volume vendas: Muitas vendas de volumes estão atreladas a uma precificação diferenciada, ou seja, com desconto, nesses casos é preciso realizar um estudo para verificar a viabilidade dessa venda; a margem de contribuição do produto, quanto precisa vender para alcançar o lucro desejado pela empresa, capacidade de produção e principalmente observar se o aumento do volume vai aumentar efetivamente o lucro.
- Capacidade de produção e logística: outro ponto que a empresa precisa estar atenta é a questão de produção e logística, por vezes aparecem oportunidade que no primeiro momento possuem lucratividade interessante, o que sua empresa precisa analisar se ela está preparada para atender essa nova demanda e as demais demandas que a empresa já tinha. Cuidado para não deixar o cliente regular desassistido para atender demanda esporádicas.
Assim vamos esclarecer algo importante: mais vendas não significam mais lucro. Por exemplo, se o seu preço está errado e não está deixando margem de contribuição, quanto mais você vende, mais prejuízo vai ter. Muitas vezes o problema da empresa não é vender pouco, é o descontrole e a falta de organização. Controlar as finanças, organizar o estoque, padronizar rotinas, planejar as próximas ações. Essas são práticas que podem, verdadeiramente, contribuir para o sucesso do seu negócio. Empreender não é para amadores, você precisa saber o que está fazendo, precisa estudar, se preparar e ter as pessoas certas ao seu lado.
eefconsultoria
14 de dezembro de 2021