Para se obter uma gestão financeira de qualidade e de sucesso, é preciso seguir alguns passos importantes. Esses passos devem estar bem definidos e todos da equipe devem estar cientes dessas regras. Todos esses passos são importantes e estão interligados.
O 1° passo é uma dificuldade identificada na maioria das empresas pequenas e familiares, a separação do caixa pessoal da pessoa física. Deve-se ter bem claro que dinheiro de escritório e despesas pessoais não devem estar misturadas, os gestores devem receber um determinado valor de pró-labore e será mais fácil de fazer uma melhor administração. E da mesma forma, se a empresa está em dificuldade e a pessoa física possui recursos é necessário fazer um levantamento de quanto a empresa precisa e realizar o empréstimo. Quando não é realizado a separação das finanças a empresa pode não tem uma visão do que está acontecendo, pois os sócios podem estar onerando ou bancando a empresa e dessa forma estar se equivocando no quesito lucro ou prejuízo da empresa.
O 2° passo está relacionado a gestão, assim, realizar o acompanhamento efetivo das receitas e despesas é fundamental, podendo visualizar a redução/aumento de vendas e despesas, quando ocorrer a redução das vendas é possível identificar onde está ocorre e investigar o porquê, dessa forma quando ocorrer o aumento das despesas, é possível verificar se foi algo esporádico ou não. Com o passar dos anos é possível fazer projeções sobre altas e baixas de vendas da empresa, se preparando para as épocas em que entra menos recursos para que tenham um capital de giro para contornar a situação, por isso uma gestão financeira vai trazer uma maior segurança para os gestores e ajuda na tomada de decisões relacionados ao presente e futuro da empresa.
O 3° passo é elaborando com base no passo 2, com base nas receitas auferidas e na projeção das despesas é possível elaborar o fluxo de caixa. Os profissionais da gestão devem estar preparados para elaborar e compreender o fluxo de caixa e desta forma ter uma organização financeira que facilite e ajude a ter uma melhor saúde financeira da empresa.
Tendo todos estes itens em dia também devemos pensar no capital de giro que se torna indispensável no planejamento financeiro. O capital de giro vai permitir uma maior segurança diante de imprevistos. Pois sempre existe a possibilidade de a empresa passar por instabilidades financeiras e para estas horas deve-se ter profissionais preparados para contornar a situação.
E por fim é preciso fazer o planejamento e gestão dos investimentos. Muitas empresas crescem repentinamente e não realizam a gestão e planejamento de como vão crescer, e esse pode ser a ruína da empresa. Desse modo realizar investimentos devem ser planejados e analisados as opções e possibilidades que a empresa possui se algo não sair conforme planejado.
COPYRIGHT © 2021 E&F Consultoria