Quando falamos em redução de custos, existem alguns fatores que podem ser trabalhados, sem falarmos de redução da qualidade dos produtos. Na redução dos custos, podemos trabalhar em algumas frentes: ociosidade fabril, volumes de vendas, volume de compras.
Um dos principais pontos de redução de custos em uma fábrica está em identificar se estamos trabalhando toda nossa capacidade fabril, reduzindo assim a ociosidade e diluindo os custos no maior volume de produtos possíveis. Outro ponto a ser abordado sobre ociosidade está na capacidade instalada, identificando se a fábrica tem capacidade de expansão sem grandes investimentos. Para isso, a pergunta é: Se eu contratar mais 10% de colaboradores diretos, qual o percentual de produtividade que a fábrica irá incrementar? Sempre que essa resposta for positiva, você pode estar reduzindo custos pelo processo de redução de ociosidade.
Não separado da ociosidade, temos o volume de vendas de produtos e volume de compras de insumos. Estou produzindo como poderia com a matéria-prima que tenho disponível? Estou comprando em um volume e/ou condição de pagamento que me garanta o melhor preço de aquisição de insumos? Se produzir tudo que posso, terei força de vendas que irá suprir toda essa demanda?
Com isso, separar área comercial da área de custos passa a perder a lógica no processo de tomada de decisão empresarial, e muitas vezes fica a pergunta: Não vende porque está caro o produto ou o produto está caro porque não vende?
E lembre-se, a percepção de qualidade dos produtos deve ser medida pelo cliente, até que ponto não gastamos com processos e insumos que os clientes não percebem valor. A E&F Consultoria pode te ajudar a responder essas perguntas, mensurar e melhorar seu processo de gestão de custos.
COPYRIGHT © 2021 E&F Consultoria