Você sabe se está realmente lucrando ou só está pagando impostos?

Uma das maiores dúvidas dos empresários é saber se está lucrando em suas operações, e essa dúvida se reforça quando temos a sensação de apenas estar trocando o dinheiro de mãos, sem visualizar o lucro nas contas da empresa. Nesse ponto, os impostos têm papel relevante para contribuir com essa dúvida, uma vez que alguns regimes tributários incidem pelo faturamento da empresa, independente dos seus gastos.

O maior exemplo é o Simples Nacional, que quanto maior o faturamento da empresa, maior vai ser o percentual pago pela empresa. Algo semelhante acontece com o Lucro Presumido, onde você assume um percentual de lucro sobre o faturamento, independente do seu resultado, além de pagar PIS e COFINS sobre o faturamento da empresa.

Além dos impostos, é importante controlar as contas a receber e os financiamentos, que tem impacto direto no caixa da empresa e podem causar falsas sensações sobre a lucratividade empresarial. Um aumento expressivo do contas a receber significa não entrar dinheiro em caixa. Assim como um compromisso elevado de financiamentos faz com que a empresa descapitalize, gerando desembolso de lucros gerados.

Para um diagnóstico preciso e poder tomar decisões assertivas, conte com o apoio da E&F Consultoria em Gestão.

eefconsultoria
8 de outubro de 2021

COPYRIGHT © 2021 E&F Consultoria

Fale conosco pelo whatsApp
Enviar via WhatsApp